Festa da Invenção da Santa Cruz em Santa Maria da Vitória (BA)

Na noite da última quarta-feira, 03 de Maio, a Comunidade Santa Cruz, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Santa Maria da Vitória (BA), celebrou solenemente a festa da Invenção da Santa Cruz. A missa foi presidida por Dom João Santos Cardoso, bispo diocesano, e concelebrada pelo Pe. Jocélio (Pároco). A participação do povo foi massiva, o que expressa a fé da comunidade e a sua devoção à Santa Cruz.

A festa da Invenção da Santa Cruz provém do antigo calendário litúrgico, antes do Concílio Vaticano II, a data regista a descoberta da Cruz de Cristo, a Vera Cruz, em 326, por Santa Helena e ainda a recuperação da mesma Cruz em 628 por Heráclio, que a reconquistou aos persas e a levou às costas para Jerusalém, tendo-a entregue ao patriarca Zacarias, no dia 3 de maio de 630. A data recebeu a designação de Dia da Invenção da Santa Cruz, sendo celebrada na Gália a 3 de maio.