Festa de Santo Antônio em Paratinga (BA)

Aconteceu nos dias 31/05 à 13/06 de 2023 na Paróquia de Santo Antônio em Paratinga-Bahia (diocese de Bom Jesus da Lapa) a tradicional trezena do seu padroeiro, encerrando ontem (13 de junho) com a Santa Missa solenemente celebrada pelo Bispo Dom João Santos Cardoso. Durante o trezenário, alguns padres da Diocese e até mesmo de outras, são convidados para celebrar durante as noites, juntamente com o Pároco da cidade, José Carlos de Carvalho, carinhosamente conhecido como Pe. Carlinhos.
A paróquia de Paratinga é tricentenária, com 304 anos de história, e uma tradição antiquíssima que é trezenário de Santo Antônio.
Os mais velhos contam a seguinte história sobre Igreja Matriz: certa vez uma imagem de Santo Antônio foi encontrada sobre um tronco, com um urubu no qual fazia sombra, até que um dia um vaqueiro viu essa imagem e a levou para casa, quando amanheceu não a encontrou, segundo relatos, essa mesma imagem foi encontrada no mesmo terreno que havia sido retirada pelo vaqueiro. Foi a partir daí que se entendeu que, naquele lugar deveria se construir uma igreja, na qual hoje conhecemos como a Igreja Matriz de Santo Antônio. Nos últimos anos, a tradicional festa em Paratinga, foi retratada baseada nessa história, com o animal sobre o Santo, em uma carroça. Tudo contextualizado e pensado pelos paroquianos.  Há também a tradição das bênçãos e entrega do “pão de Santo Antônio”, popularmente conhecido e praticado pelos moradores.
A trezena é o período de festividade mais esperado e comemorado pelos paratinguenses, pois são 13 dias de preparação para a festa de Santo Antônio.
A paróquia de Santo Antônio de Paratinga, é a mais antiga da Diocese de Bom Jesus da Lapa, onde romeiros a visitam observando seus riquíssimos detalhes barrocos.