Festa de São Sebastião em Cocos (BA).

A Paróquia São Sebastião em Cocos, celebrou na noite do dia 20 de janeiro de 2023, a festa litúrgica de seu padroeiro, com Solene Celebração Eucarística presidida por Dom João Santos Cardoso, Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa, e concelebrada pelo Pe. Leandro (pároco) e por Pe. Vanúcio (Padre de São Félix do Coribe) filho da terra.

A solene Celebração em louvor a São Sebastião reuniu fiéis tanto da sede quanto dos distritos e povoados da cidade. Junto ao número dos fiéis, estiveram presentes os seminaristas da Diocese, bem como as autoridades do poder público do Município e visitantes de outras cidades.

Dom João, à luz da Palavra de Deus e motivado pelo tema: “Vocação e santidade: Com São Sebastião celebramos a vida na graça e missão”, em sua homilia exortou que “a vocação surge onde a comunidade reza”. Sendo assim, somos interpelados para adotarmos a missão que todos nós temos em comum, bem como, promovermos uma cultura vocacional, e isso se faz quando “nós criamos um ambiente propício à pessoa tanto para perceber sua vocação quanto para responder a ela”, concluiu.

Após a Santa Missa, foi realizada a procissão com o andor do padroeiro até a Igreja Matriz, que chegando, os devotos de São Sebastião fizeram a tradicional descida do mastro e encerraram o dia festivo com a popular quermesse da paróquia, conhecida por toda região, sendo marca cultural no município.

A festa de São Sebastião aconteceu entre os dias 11 a 20 de janeiro, com a participação de diversos padres das Dioceses de Bom Jesus da Lapa, cada um dando sua contribuição reflexiva sobre o tema proposto. Também durante a novena ocorreram a Cavalgada de São Sebastião e o leilão de bezerros que reuniu grande parcela dos paroquianos numa linda festa.