Festa do Padroeiro São Gonçalo de Amarante em Serra Dourada (BA).

A Paróquia São Gonçalo de Amarante em Serra Dourada celebrou na tarde do dia 10 de janeiro de 2023, a festa litúrgica de seu padroeiro, com Solene Celebração Eucarística presidida por dom João Santos Cardoso, Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa, e concelebrada pelo Pe. Valber (pároco) e por Pe. Alexandre (Padre de Tabocas do Brejo Velho).

Grande parcela do povo de Deus participou da solene Celebração Eucarística em louvor a São Gonçalo de Amarante. Dentre os quais, seminaristas da Diocese e representações do poder público municipal local.

Em sua homilia Dom João enfatizou a importância de introduzirmos e incentivarmos em nosso meio uma cultura vocacional: “a vocação é um dom, um chamado de Deus, diferente de profissão, pois a profissão realizamos para tirar nosso sustento físico, já a vocação é um evento espiritual, pois está relacionada a nossa salvação”, concluiu Dom João.

Após a Santa Missa, foi realizada a tradicional quermesse em frente à Igreja Matriz, com apresentação da Roda de São Gonçalo e os jovens da Fanfarra FANAJ. Os participantes vivenciaram um momento de confraternização, com música ao vivo e barraquinhas com comidas típicas.

A festa de São Gonçalo aconteceu entre os dias 01 a 10 de janeiro, com a participação de diversos padres das Dioceses de Bom Jesus da Lapa e Barreiras, cada um dando sua contribuição reflexiva sobre o tema proposto das vocações.

O tema da festa do Padroeiro de 2023 nos convidou a “vivenciar com São Gonçalo o ano vocacional”.

O festejo de São Gonçalo de Amarante marca a última festa sob a coordenação de Padre Valber, que após 6 anos como pároco em Serra Dourada, foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora das Graças em Bom Jesus da Lapa.

Foram muitas noites de orações, reflexões e animações que promoveram maior participação popular, que após dois anos celebrando com restrições por conta da pandemia da covid-19, voltam a contar com o grande número de fiéis, tanto de moradores da sede, quanto das comunidades rurais e visitantes de outras cidades.