Fraternidade e amizade social: Campanha da Fraternidade celebra 60 anos de fundação

A Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e amizade social” e lema “Vós sois todos irmãos e irmãs (cf. Mt 23,8)”, marca a celebração dos 60 anos de sua fundação. Ela começou em Natal, sob iniciativa do então arcebispo Dom Eugênio Sales, que contou com o apoio de Dom Hélder Câmara, um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e incentivador da disseminação da Campanha em todo o Brasil.

O tema e lema escolhidos para 2024 estão fundamentados na encíclica do Papa Francisco, Fratellis Tuttis, que trata da amizade e fraternidade social como meios para alcançar a paz e a justiça.

O coordenador do setor de Campanhas da CNBB, Pe. Jean Poul, afirmou em uma publicação no site oficial, que ao longo desses sessenta anos a CF marcou a Igreja no país. “Todos nós temos alguma memória agradecida desses 60 anos: um cartaz, a letra ou a música de um hino, uma oração, um parágrafo de um texto-base, uma experiência vivida numa campanha que mexeu conosco e nos ajudou a crescer na fé e no seguimento de Jesus”, afirmou.

Por ser realizada dentro do tempo da Quaresma, a Campanha traz um convite para que os católicos possam viver as práticas que a mesma enfatiza, em unidade com o chamado à oração, penitência e caridade.

Campanha da Fraternidade na Diocese de Bom Jesus da Lapa

As paróquias da Diocese de Bom Jesus da Lapa chamam a atenção dos fiéis para a proposta da Campanha da Fraternidade, por meio de cartazes, da oração e do hino, além de ações concretas de solidariedade.

Já no dia 24 de março, Domingo de Ramos, acontecerá a Coleta da Solidariedade. Ela marca o encerramento da Campanha, com doações em dinheiro, que são revertidas para iniciativas sociais diocesanas e da CNBB, voltadas para o tema proposto neste ano.

Assim, no dia 24, os membros das paróquias são convidados a participarem da coleta em suas comunidades.

Neste tempo a Igreja também recomenda, àqueles que têm a possibilidade, que façam doações de alimentos para os mais necessitados e participem de ações de caridade propostas pelas pastorais e movimentos.

Reze a oração da Campanha da Fraternidade 2024

Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade.
Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, e os tornastes filhos e filhas, santificados no Espírito.

Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da amizade social
e a viver a beleza da fraternidade humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências, num caminho de verdadeira penitência e conversão. Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz, conforme a Boa-Nova do Evangelho. Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária, sem exclusão, indiferença, violência e guerras. E que Maria, vossa Serva e nossa Mãe, nos eduque, para fazermos vossa santa vontade. Amém!