Inauguração da Escola de Formação Litúrgica Rizeide de Carvalho na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias em Santa Maria da Vitória (BA)

Na última terça-feira, dia 14 de março de 2023 realizou-se na Paróquia Nossa senhora das Vitórias, em Santa Maria da Vitória (BA), o encontro inaugural da Escola de formação litúrgica Rizeide de Carvalho. Se trata de uma escola de formação para os ministérios litúrgicos ou seja para todos que estão a serviço da liturgia na Paróquia. Estiveram presentes cerca de 125 pessoas, paroquianos da matriz e das comunidades urbanas e rurais. O encontro deu início as 19h30 com a oração, em seguida o Pároco Padre Jocélio Martins fez uma breve palestra inaugural com a temática “ A espiritualidade na Pastoral litúrgica.” Logo após cada ministério se reuniu para trabalhar temas ligado a seu serviço litúrgico. Terminado os trabalhos em grupo na plenária algumas pessoas fizeram breves considerações. Padre Jocélio também fez algumas colocações ligada a fala dos grupos e sobretudo enfatizou que um dos objetivos da escola é dar aos leigos e leigas que estão a servido da liturgia formação bíblica- litúrgica , preparação técnica e espiritual. Também fez uma provocação extremamente reflexiva sobre a postura dos que atuam como leitores, animadores, salmistas, entre outros.
A data 14 de março, do encontro inaugural da escola foi uma data especialmente escolhida como forma de homenagear a nossa irmã (In Memoriam), Rizeide de Carvalho, data do seu aniversário de nascimento. Em sua caminhada como cristã, Rizeide se dedicou de corpo e alma na Pastoral litúrgica da nossa Paroquia e celebrar o mistério de Cristo na liturgia e estar a serviço da liturgia de modo especial com a sua voz foi algo que sempre lhe encantou e mesmo lutando contra um câncer nunca deixou de servir a Deus, cumprindo a sua missão com maestria. Dessa forma, reforçamos a importância da participação ativa nos encontros formativos, os quais acontecerão sempre na 2ª terça-feira de cada mês.
Deus seja louvado por este momento na vida e na caminhada de nossa Paróquia.
Padre Jocélio Martins
Pároco