Desde o dia 12 de setembro, a Diocese de Bom Jesus da Lapa está participando de um intercâmbio com a Diocese de Graz, na Áustria. A delegação inclui o bispo diocesano, Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap, três padres, religiosas e leigos de diferentes pastorais, que estão participando de diversas atividades focadas na troca de experiências sobre ações de caridade, ensino religioso, catequese e preparação para a Primeira Comunhão e Crisma, tanto na Escola Católica quanto na Universidade Católica de Graz.
Experiência por meio da prática da caridade
O intercâmbio acontece até 27 de setembro e possibilita, também, a experiência da fraternidade e a solidariedade entre as dioceses, com ações como a preparação de refeições para pessoas em situação de rua atendidas pela Cáritas. Dom Rubival destacou a importância dessas iniciativas: “Vamos juntos construir solidariedade e fraternidade.”
A Irmã Francisca de Allegany, Cleusa Alves, é vice-presidente da Cáritas Brasil e ressaltou o respeito e o cuidado que os voluntários têm com os necessitados. “A maioria das pessoas que atuam nesse local é voluntária. O trabalho tem um respeito muito grande aos necessitados. Elas recebem algo que seja saudável, que pode ser consumido por qualquer pessoa”, afirmou.
Padre Heber Pedroso, coordenador de pastoral da Diocese de Bom Jesus da Lapa, destacou a importância de conhecer as ações de sinodalidade desenvolvidas pela Cáritas, em Graz. “Um encontro com a diretoria da Cáritas, foi um momento de grande importância, de graça, troca de experiência e convivência para que possamos também levar essas bonitas experiências para a Diocese de Bom Jesus da Lapa”.
Essa parceria com a Diocese de Graz não é nova. Em 2018, a Diocese de Graz celebrou 800 anos de criação e reforçou os laços de fraternidade com a Diocese de Bom Jesus da Lapa, quando representantes diocesanos da fraternidade participaram das comemorações. Desde então, o intercâmbio de solidariedade tem se fortalecido, proporcionando aprendizado mútuo e vivências concretas nas realidades de ambas as regiões. Durante esse tempo, membros da Diocese de Graz já visitaram comunidades tradicionais no Oeste da Bahia, acompanhados pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), em uma troca de experiências voltada para questões sociais e religiosas.
A continuidade desse intercâmbio enfatiza o esforço de ambas as dioceses em promover a justiça social e o fortalecimento da fé por meio de ações conjuntas, das quais se destacam o compromisso com a solidariedade, fraternidade cristã, o foco nas ações pastorais e o engajamento de leigos voluntariamente nas ações caritativas.
Oração pela Fraternidade Universal
“Deus Pai, Todo-poderoso e cheio de amor,
Tu criaste a terra e confiaste toda a criação a nós, em Jesus Cristo, teu
filho, nosso irmão e amigo, e no Espírito Santo que nos une além das
fronteiras.
Suplicamos a ti, Senhor:
Fortalece-nos na Fé, na Esperança e no Amor.
Dê-nos um coração aberto para as necessidades do nosso povo.
Confirme e fortaleça a relação de amizade entre nossas dioceses de
Graz e de Bom Jesus da Lapa.
Permita que aprendamos uns com os outros e teu Evangelho e que tua
Palavra seja a luz para o nosso caminho comum.
Dê-nos a coragem para levantar a voz por todas as pessoas que não
têm voz e nem vez.
Oriente-nos em ações de cuidado com a Nossa Casa Comum.
Conceda-nos a graça da saúde plena.
Dê-nos ternura e amor para acolher aos irmãos enfermos e aos que
sofrem pela perda de seus entes queridos.
Contamos com a tua proteção e companhia nesse nosso caminho
comum.
Sob a intercessão de Maria, nossa mãe, pedimos a Tua benção.
Amém”!