Jubileu de Diamante da Diocese de Bom Jesus da Lapa

Nos últimos dias 11 e 12 de fevereiro, a Diocese de Bom Jesus da Lapa celebrou com alegria o Jubileu dos 60 anos de sua história de comunhão, participação e missão. A programação foi intensa, marcada por encontros, mesa redonda, procissão e missas. No dia 11, logo cedo, às 6h45, Dom João Santos Cardoso celebrou a Santa Missa no Santuário do Bom Jesus, que foi também oportunidade de receber os restos mortais do segundo bispo diocesano da Diocese de Bom Jesus da Lapa, Dom Francisco Batistela. Após a missa, todos saíram em carreata levando os restos mortais de Dom Batistela até à Catedral de Nossa Senhora do Carmo. Ali foi realizado um momento de oração e, durante todo o dia, vários grupos e pastorais estiverem presentes, rezando por Dom Batistela.

A tarde, às 17h, no auditório do CTL (Centro de Treinamento de Líderes), ocorreu uma mesa redonda com o objetivo de fazer memória da história da Diocese de Bom Jesus da Lapa. A mesa foi composta por Dom João Santos Cardoso, nosso Bispo Diocesano, Dom Josafá Menezes da Silva, Arcebispo Metropolitano da Província Eclesiástica de Vitória da Conquista, Dom Luís Cappio, Bispo da Diocese da Barra, Dom Wilhelm, Bispo de Graz-Seckau (Áustria), August (tradutor), Pe. Roque (Superior dos Redentoristas) e o Pe. João Batista (Vigário Geral da Diocese de Bom Jesus da Lapa) e Pe. João Batista Nascimento (reitor do Santuário).

Logo depois, às 19h, foi realizada a Celebração Eucarística na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, presidida por Dom Josafá Menezes da Silva. Ao final da Celebração, o ocorreu o rito de encomendação e sepultamento dos restos mortais de Dom Francisco Batistela.

No domingo (12), às 7h, na Catedral de Nossa Senhora do Carmo, iniciou-se a recepção dos fieis diocesanos que vieram em romaria para a Missa Festiva do Jubileu. Às 9h, o Cardeal Dom Paulo Cezar Costa foi acolhido calorosamente e, após um momento de oração, abençoou todo o povo que estava reunido e que seguiu em caminhada para o Santuário do Bom Jesus da Lapa.

Às 11h, no Santuário do Bom Jesus da Lapa, teve início a Solene Celebração Eucarística pelos 60 anos da Diocese de Bom Jesus da Lapa, celebrada pelo Cardeal Dom Paulo Cezar, por Dom João Cardoso, Dom Luís Cappio, Dom Moacir Arantes, Dom Wilhelm e pelos padres diocesanos e religiosos. Um momento de fé e alegria que preencheu os corações dos fiéis que vieram de todas as paróquias da Diocese de Bom Jesus da Lapa.

Créditos de Imagens: Pascom Diocesana e Santuário do Bom Jesus da Lapa.