Mês da Bíblia: Um convite à intimidade com a Palavra de Deus

A celebração do Mês da Bíblia, no Brasil, teve início há 53 anos e possui fundamentação no Concílio Ecumênico Vaticano II, que incentivou os fiéis a acessarem às Sagradas Escrituras. Já a escolha de setembro se deu devido ao Dia de São Jerônimo ser celebrado em 30/09 e ele ser um grande exemplo de propagador da Palavra e tradutor para o latim.

A cada ano, além de reforçar e incentivar as comunidades ao estudo da Palavra de Deus, a CNBB –  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – direciona um livro bíblico para o tema central. Este ano, o escolhido foi o livro de Ezequiel, com o lema “Porei em vós meu espírito e vivereis”. (Ez 37, 1-14)

O livro de Ezequiel é o tema deste ano. O lema está no Capítulo 37.

O lema deste ano traz uma mensagem clara do poder de Deus, expressado por meio dos ensinamentos bíblicos trazidos pelo profeta Ezequiel e abrange diversas realidades vividas na sociedade. Diante das desesperanças e situações de fome, desigualdade, esfriamento da fé e tantas outras realidades difíceis, a leitura mostra que o Senhor é capaz de fazer reviver por meio do Espírito Santo. Assim, a CNBB destaca também a importância da invocação do Espírito Santo, o Consolador, no dia-a-dia.

Encontro de formação para o Mês da Bíblia

No dia 25 de agosto aconteceu no CTL de Bom Jesus da Lapa, o encontro de formação para o Mês da Bíblia, refletindo a mensagem trazida pelo tema e lema, bem como para direcionar as paróquias da Diocese a viverem bem este tempo especial.

Os diversos agentes pastorais, catequistas, leigos e religiosos são convidados a motivar suas comunidades para se reunirem em torno da Palavra, realizar estudos à luz dos ensinamentos da Igreja. Os encontros precisam ser momentos de oração, invocação da luz do Espírito Santo que é Aquele que concede o entendimento, e de partilha de experiências.

Como fazer o estudo bíblico

Para realizar o estudo bíblico, cada comunidade diocesana é convidada a se reunir nos lares, em família e com os irmãos e irmãs de caminhada, dedicando um momento da semana à essa prática. Após cada passo, é importante anotar a mensagem que aquela meditação trouxe ao coração.

O estudo da Bíblia não pode se resumir apenas aos encontros de pastorais, nas capelas e em grupo. É preciso também trazê-la para a intimidade, para os momentos de oração pessoal como um alimento necessário diário. A CNBB indica o método da lectio divina, que consiste na leitura, meditação, oração e contemplação. E sempre que houver necessidade, buscar ajuda dos padres, religiosas(os) e leigos engajados na sua paróquia.

Além disso, aquelas pessoas que possuem maior facilidade de manuseio e leitura da Palavra, podem contribuir com as que encontram dificuldades. Seja os filhos que ajudam os pais idosos ou que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar, ou os irmãos da comunidade. Esta é também uma proposta e oportunidade para viver a comunhão e fraternidade, seguindo o caminho da sinodalidade.

É válido ressaltar, também, que a Palavra de Deus deve ser uma fonte de inspiração e ter um destaque na vida de cada católico, não é um livro qualquer que pode ser usado como item de decoração na sala de casa.

Confira a mensagem da CNBB

“O Mês da Bíblia 2024, com seu foco no livro de Ezequiel e na ação do Espírito Santo, é uma oportunidade única para a Igreja no Brasil aprofundar sua relação com a Palavra de Deus. Em um mundo marcado por desafios e incertezas, a mensagem de esperança e renovação de Ezequiel é um chamado à confiança em Deus, que sempre está disposto a infundir vida nova em nossos corações e comunidades.

Que este período de reflexão e oração inspire uma renovação espiritual profunda, capacitando os cristãos a viverem plenamente sua missão evangelizadora, guiados pelo Espírito Santo. O Mês da Bíblia não é apenas um tempo de estudo, mas um verdadeiro convite à transformação interior e à vivência concreta da fé em comunidade”.