Na manhã do último sábado (28), na Paróquia São José Operário em Serra do Ramalho (BA), em Solene Celebração Eucarística, foram crismados 118 jovens e adultos. Nesta mesma celebração, Dom João Santos Cardoso, bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, conferiu o Ministério do Acolitato ao seminarista José Eldo Santos das Neves, filho desta paróquia, que cursará o quarto ano de Teologia. Além dos jovens que foram crismados e seus familiares, também estavam presentes o Pe. Raimundo (pároco), Pe. Paulo e Pe. Gustavo (vigários), os seminaristas diocesanos: Adenilton, Gilvan, Muriel e Rafael, e o seminarista Hugo (Lazarista).
Como nos afirma o prefácio para a Missa da Crisma, no Batismo Deus nos concede o dom da fé, fazendo-nos participantes do mistério pascal de Jesus Cristo. Pela imposição das mãos e a unção real do crisma, Deus nos confirma com o selo do Espírito Santo, para celebrar o milagre de Pentecostes. Assim, ungidos pelo Espírito, e alimentados pelo banquete eucarístico, nos tornamos imagens do Cristo Senhor, para anunciar ao mundo a certeza da salvação, e dar, na Igreja, o testemunho da fé Redentora.
O Ministério de Acólito é dado pela Igreja aos seminaristas que estão no processo de formação presbiteral, como José Eldo, ou a leigos, para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição do Corpo e Sangue de Cristo. Na Instituição do Acolitato recorda-se ao candidato que para desempenhar essa função, é bom lembrar de que, participando de um mesmo pão com os irmãos e irmãs, forma-se com eles um só corpo.