Missa da Crisma de 118 Jovens e Rito de Instituição do Acolitato do Sem. José Eldo, na Paróquia São José Operário, em Serra do Ramalho (BA).

Na manhã do último sábado (28), na Paróquia São José Operário em Serra do Ramalho (BA), em Solene Celebração Eucarística, foram crismados 118 jovens e adultos. Nesta mesma celebração, Dom João Santos Cardoso, bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, conferiu o Ministério do Acolitato ao seminarista José Eldo Santos das Neves, filho desta paróquia, que cursará o quarto ano de Teologia. Além dos jovens que foram crismados e seus familiares, também estavam presentes o Pe. Raimundo (pároco), Pe. Paulo e Pe. Gustavo (vigários), os seminaristas diocesanos: Adenilton, Gilvan, Muriel e Rafael, e o seminarista Hugo (Lazarista).

Como nos afirma o prefácio para a Missa da Crisma, no Batismo Deus nos concede o dom da fé, fazendo-nos participantes do mistério pascal de Jesus Cristo. Pela imposição das mãos e a unção real do crisma, Deus nos confirma com o selo do Espírito Santo, para celebrar o milagre de Pentecostes. Assim, ungidos pelo Espírito, e alimentados pelo banquete eucarístico, nos tornamos imagens do Cristo Senhor, para anunciar ao mundo a certeza da salvação, e dar, na Igreja, o testemunho da fé Redentora.

O Ministério de Acólito é dado pela Igreja aos seminaristas que estão no processo de formação presbiteral, como José Eldo, ou a leigos, para auxiliarem o sacerdote e o diácono no altar e na distribuição do Corpo e Sangue de Cristo. Na Instituição do Acolitato recorda-se ao candidato que para desempenhar essa função, é bom lembrar de que, participando de um mesmo pão com os irmãos e irmãs, forma-se com eles um só corpo.