Missa da Unidade no Distrito do Rosário (BA)

Na última terça-feira, 04 de Abril, às 19h, em Solene Celebração Eucarística, Dom João Santos Cardoso, Bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, juntamente com todo seu presbitério, celebrou a Missa do Crisma, também chamada de Missa da Unidade, pois reúne todos os presbíteros da Diocese, religiosos e religiosas, seminaristas e todo o povo de Deus.

Conforme o site da CNBB – A Missa do Crisma é um momento importante para a Igreja Católica e é celebrada pelo Bispo da diocese em conjunto com os sacerdotes locais. É uma oportunidade para a comunidade religiosa se reunir, honrar a vocação sacerdotal e renovar o compromisso de servir a Deus e à comunidade.

Durante a liturgia da Missa do Crisma, o bispo e o clero diocesano concelebram e realizam dois ritos principais: a bênção dos Santos Óleos, que incluem o Óleo do Crisma, o Óleo dos Enfermos e o Óleo do Batismo, e a Renovação das Promessas Sacerdotais dos padres perante o bispo.

Durante a cerimônia, o Bispo Diocesano abençoa os óleos que serão usados nos sacramentos. O óleo do Crisma é utilizado em batismos, confirmações e ordenações de sacerdotes, simbolizando a força e o poder de Deus. O óleo dos catecúmenos é usado no batismo, simbolizando a purificação e a renovação da alma. Já o óleo dos enfermos é usado na unção dos doentes, simbolizando a cura e a consolação divina.

A renovação das promessas sacerdotais consiste na reafirmação do compromisso de servir ao povo de Deus, em conformidade com o ministério que nos foi outorgado por Jesus Cristo, que nos fez Reino e sacerdotes para Deus Pai. Essa renovação é celebrada durante a Missa do Crisma, quando lembramos que o Espírito do Senhor está sobre nós, ungindo-nos para anunciar a Boa Nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção aos cativos e libertação aos prisioneiros. Nossa missão é proclamar o tempo da graça do Senhor e o dia da vingança de Deus, consolando todos aqueles que choram e oferecendo coroas de alegria em lugar de cinzas, e óleo de alegria em lugar de tristeza, para aqueles que sofrem por Sião. Tudo isso para a glória e o poder de Deus pelos séculos dos séculos (cf. Is 61,1-3)

Segue abaixo algumas fotos da Santa Missa: