Novo bispo de Bom Jesus da Lapa faz primeiro pronunciamento à Diocese

No final da Santa Missa na manhã desta quarta-feira (13), em que aconteceu o anúncio da nomeação de Dom Rubival Cabral Britto como 5º bispo da Diocese de Bom Jesus da Lapa, o novo pastor diocesano conversou por videoconferência com os membros do clero e leigos presentes.

Além de saudar a todos, ele falou da alegria em ser escolhido para cuidar da diocese que faz parte de sua história, já que quando criança fazia romaria com os pais para o Santuário.

“Como romeiro, discípulo e missionário do Bom Jesus me coloco a caminho para encontrá-los e juntos caminharmos nesta linda e desafiadora missão de estar nesta Igreja particular. Com gratidão, hoje celebrando 11 anos de eleição do nosso  Papa Francisco, assumo a missão nesta terra querida. Sou romeiro, meus pais me educaram na fé, no Santuário, na fé no Bom Jesus”, lembrou. Em seguida, entoou a música que é considerada o hino dos romeiros, “A Igreja da Lapa é feita de pedra e luz”.

No final da ligação, além de conceder a bênção, Dom Rubival também falou sobre o desejo de conduzir o povo e o clero segundo o chamado do Papa, à uma Igreja em saída. “Acolhi, com alegria de coração, da mesma forma que eu vim em 2016 para Grajaú. Como missionário me coloco a caminho e juntos vamos trabalhar na alegria do evangelho, construindo um caminho de sinodalidade e vai conosco o Senhor Bom Jesus, com a intercessão de Nossa Senhora do Carmo”, afirmou.

Após a Santa Missa, os 24 padres e demais religiosos presentes participaram de um momento de apresentação ao novo bispo, também por videoconferência, no Auditório São João Paulo II.

Segundo o governo diocesano, durante os próximos sessenta dias acontecerão os preparativos para a posse do quinto bispo, que está prevista para o final do mês de maio.