Novo bispo e administrador diocesano participam da 61ª Assembleia Geral da CNBB em Aparecida

Na última quarta-feira (10), a 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve início em Aparecida-SP. Dom Rubival Cabral, bispo nomeado para a Diocese de Bom Jesus da Lapa, e padre José Carlos Carvalho, Administrador Diocesano, participam junto aos mais de 400 membros do clero brasileiro presentes.

A Assembleia acontece no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho de Almeida e vai até a próxima sexta-feira (19), com o tema “A realidade da Igreja no Brasil e a atualização de suas diretrizes gerais da ação evangelizadora”. Entre os convidados estão o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, o Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro, e bispos de outros países.

Na Missa de abertura, Dom Jaime Spengler, Presidente da CNBB e Arcebispo de Porto Alegre-RS, falou sobre a identidade da Igreja. “A identidade e a missão da Igreja não é outra que evangelizar, ser sacramento de salvação no mundo. Contamos com uma tradição belíssima capaz de assegurar que a oportunidade que nos apresenta não pode ser desperdiçada e, ao mesmo tempo, somos convidados a avaliar e talvez renovar com critérios evangélicos as estruturas para que estejam verdadeiramente ao serviço do Evangelho e da evangelização”, afirmou.

Dom Rubival Cabral enviou uma mensagem ao povo diocesano, na qual reafirma o desejo de caminhar em unidade por uma Igreja Sinodal. “Estamos aqui, junto à Mãe Nossa Senhora Aparecida, unido a todos os diocesanos do Bom Jesus da Lapa. Nosso abraço, oração e bênção. Vamos caminhar juntos, como peregrinos de esperança em atitude de acolhida, discernimento, escuta e construção no discernimento para que a missão aconteça e chegue até o coração de cada um”.