O legado de São Francisco de Assis

Neste 4 de outubro, a Igreja em todo mundo celebra o dia de São Francisco de Assis,  o santo protetor dos animais e dos mais necessitados. O  legado de fé e amor incondicional a Deus de São Franciso começou aos 24 anos, quando deixou a família,  riqueza e ambições para pregar a Boa Nova do Senhor.

Ainda na juventude participou de uma guerra entre as cidades de Assis e Perusa, na Itália. Porém logo após, São Francisco recebeu o chamado de Deus e se desprendeu da vida material e carnal para se dedicar ao trabalho missionário.

Em 1208 fundou a Fraternidade dos Irmãos Menores e recebeu a permissão do Papa Inocêncio III para pregar o Evangelho dentro e fora da Igreja. Após sua morte, São Francisco foi canonizado pelo Papa Gregório IX e o seu testemunho inspira a caminhada da Igreja.

Oração de São Francisco de Assis

Senhor, fazei de mim um instrumento de vossa Paz. Onde houver Ódio, que eu leve o amor. Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. Onde houver discórdia, que eu leve a união. Onde houver dúvida, que eu leve a Fé. Onde houver erro, que eu leve a verdade. Onde houver desespero, que eu leve a esperança. Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz! Ó Mestre, fazei que eu procure mais: consolar, que ser consolado; compreender, que ser compreendido; amar, que ser amado. Pois é dando, que se recebe. Perdoando, que se é perdoado e é morrendo, que se vive para a vida eterna! Amém.