Paróquia de Carinhanha (BA) celebra Solenidade de seu Padroeiro

No último 19 de março, a Paróquia de Carinhanha (BA) celebrou solenemente a grande festa de São José, seu padroeiro. Em comunhão com a celebração do 3º ano vocacional do Brasil e com as reflexões de uma igreja viva que caminha na sinodalidade, a festa deste ano teve como tema central: “Vocação, Graça e Missão – Por uma Igreja sinodal, inserida no mundo, a serviço do Reino de Deus”. Os preparativos para a solenidade do padroeiro começaram, desde 19 de fevereiro, com o envio e a realização da peregrinação da imagem de São José por todas as comunidades urbanas e rurais. Onde realizaram celebrações e encontros com as famílias e fieis devotos de cada comunidade e povoado. No setor urbano foi realizada a pré-novena, com celebrações da Santa Missa nas ruas das seis comunidades que formam o setor urbano da Paróquia.

De 10 a 18 de março na igreja matriz foi realizado o novenário de São José, com Missas diárias e momentos especiais com destaque para abertura da novena, com a procissão e Missa com as crianças, dia 10, e no domingo, 12, foi realizada a Missa com idosos e enfermos, que no pós pandemia tiveram a oportunidade de presencialmente celebrarem São José na igreja matriz.
No dia 19, as atividades em homem ao glorioso São José começaram antes do raiar do dia, com alvorada festiva com uma carreata por algumas ruas da cidade passando em frente de todas as capelas das comunidades urbanas. Encerrando o momento com a bênção dos veículos defronte ao oratório de São José na Igreja Matriz. Às 11h foi realizado o tradicional show de prêmios de São José na praça da matriz; e às 12h uma queima de fogos e toque festivo dos sinos da matriz, que ressoaram anunciando a alegria da festa do glorioso São José. Na parte da tarde foi realizada a procissão fluvial pelo Rio São Francisco com a participação de um grande número de barqueiros, pescadores e ribeirinhos, que prestaram sua homenagem ao padroeiro pelas águas do “Velho Chico”. Às 18 na Praça do Cais foi celebrada a Missa Solene presidida por Dom João Cardoso, bispo diocesano. A Celebração contou com a participação de um grande número de fieis e devotos de São José. A Missa foi marcada pela alegria e devoção do povo; fieis vindos das comunidades rurais, urbanas, de paróquias vizinhas e filhos/as de Carinhanha vindos de lugares distantes para celebrarem São José. Logo após a Celebração foi realizada a procissão festiva com a imagem de São José carregada por seus fieis devotos, como sinal de Deus e manifestação pública de fé e profunda devoção. A procissão se encerrou defronte à Igreja Matriz com a descida do mastro e a bênção de Dom João. Finalizando assim, com grande alegria e participação os festejos 2023 de São José. PE. Heber.