Pe. José Carlos Carvalho de Souza é eleito Administrador Diocesano da Diocese de Bom Jesus da Lapa

Na manhã de hoje, 10 de outubro, o Colégio de Consultores da Diocese de Bom Jesus da Lapa reuniu-se para eleição do seu novo administrador diocesano, tendo em vista a vacância após a transferência e posse de Dom João Cardoso na Arquidiocese de Natal. Conforme o Código de Direito Canônico, Cân. 421, o administrador diocesano deve governar a diocese provisoriamente até a nomeação do novo Bispo, e mais, ele deve ser eleito conforme as indicações dos Cânones 165-178. Após a eleição, os consultores tiveram um momento de recepção da 3ª Edição Típica do Missal Romano, que será usada por todos os padres em suas respectivas paróquias. Às 15h, o clero diocesano reuniu-se para uma celebração em ação de graças pela eleição, que foi presidida por Dom Josafá Menezes da Silva, arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista, marcando assim a sua comunhão com a Diocese de Bom Jesus da Lapa.

Biografia do Padre José Carlos Carvalho de Souza: Padre José Carlos Carvalho de Souza nasceu em São Felipe, BA, no dia 12 de agosto de 1976, filho de Benedito Conceição de Souza e Maria da Glória Santos Carvalho. Ingressou no seminário Nossa Senhora do Bom Conselho em Amargosa em 18 de fevereiro de 1999, cursou filosofia e teologia no Instituto de Teologia de Ilhéus. Foi ordenado diácono em 25 de outubro de 2008 no Santuário do Bom Jesus da Lapa. Em 15 de março de 2009, foi ordenado presbítero na Matriz de Nossa Senhora da Glória em Correntina, onde foi pároco por 8 anos. Em 21 de agosto de 2016, assumiu como primeiro pároco a recém-criada paróquia Nossa Senhora do Rosário no distrito do Rosário – Correntina – BA. Em 25 de outubro de 2018, assumiu a paróquia Santo Antônio de Paratinga, onde está atuando em seu ministério. Durante o quinquênio de 2017 a 2022, foi coordenador da Pastoral de Presbíteros, participou da coordenação regional de Presbíteros NE3, membro do Conselho Presbiteral e do colégio de consultores de sua Diocese.

Texto: Sem. Rafael Meira