Na noite do último dia 21, memória de Santa Inês, em Solene Celebração Eucarística, Dom João Santos Cardoso, bispo diocesano de Bom Jesus da Lapa, empossou o Pe. Fernandes da Rocha Batista como Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Sítio do Mato (BA). O respectivo padre já conduzia aquela comunidade paroquial como seu administrador, desde o ano de 2021. Estavam presentes os padres: Pe. Carlinhos, Pe. Valber, Pe. Helvídio e Pe. Marcos, bem como seminaristas da nossa Diocese e da Congregação do Santíssimo Redentor (Redentoristas), além de grande parcela do povo de Deus.
Como nos apresenta a Provisão de Pároco, no exercício do seu múnus pastoral, o Pároco deve cumprir tudo aquilo que lhe inspirar o reto zelo sacerdotal, de acordo com as normas canônicas, os documentos do Magistério e as diretrizes pastorais e administrativas em vigor na Diocese de Bom Jesus da Lapa. Dentre as várias obrigações, especialmente compete-lhe: Anunciar a Palavra de Deus e organizar a catequese (Cân. 528), Formar a comunidade de fé, culto e caridade (Cân. 519); Animar a vida sacramental (Cân./ 528 § 2); Orientar a Liturgia segundo as normas da Igreja (Cân. 528 § 2), Promover a formação e a ação dos leigos (Cân. 528 § 1); Administrar o Sacramento do Batismo, da confirmação aos que se acham em perigo de morte, o Viático e a Unção dos Enfermos, dar a bênção apostólica aos moribundos e celebrar funerais, assistir os matrimônios e dar a Bênção Nupcial aos esposos, celebrar com maior solenidade a Eucaristia aos domingos e festas de preceito (Cân. 530) e aplicar a missa pelo povo que lhe é confiado (Cân. 534); Promover a Pastoral Vocacional (Cân. 233 § 1); Tratar com carinho os pobres, os doentes, os aflitos e os abandonados (Cân. 529); Reger e supervisionar a administração da Igreja Matriz e das Capelas da Paróquia (Cân. 537); Manter o Conselho Pastoral Paroquial e o Conselho de Assuntos Econômicos por meio dos quais os fiéis ajudam o pároco na ação pastoral e na administração dos bens da Paróquia, (Cânones 536 e 537).
Ao querido povo de Deus daquela comunidade de fé, foi recomendado que acolham seu pároco na caridade de Cristo, cooperem com ele no serviço pastoral e participem com a oferta do dízimo ou outros emolumentos, na sustentação da Paróquia, das suas atividades na missão evangelizadora e das obras diocesanas, de acordo com os legítimos costumes da Diocese de Bom Jesus da Lapa.