Cerca de dez dias após se reunir com o clero diocesano, Dom Rubival Cabral Britto OFMCap se reuniu com os religiosos de vida consagrada, na quarta-feira (24), no Centro de Treinamento de Líderes (CLT).
O encontro teve como objetivo a apresentação dos carismas e missão de cada congregação que exercem um trabalho missionário na Diocese. “A vida consagrada é um dom para a Igreja. Bendizemos a Deus pelos dons e carismas existentes em nossa Diocese. Que Deus cumule todas as congregações com o Dom da perseverança, santidade e vocações”, disse Dom Rubival.
Atualmente a Diocese de Bom Jesus da Lapa conta com o trabalho missionário de oito congregações, que atuam em diversas paróquias. Entre elas, as franciscanas: Da Penitência e da Caridade Cristã, de Allegany e Alcantarinas. Além disso, há as Irmãs Mensageiras do Amor Divino, do Instituto Missionário Rosa Mística, Filhas de Nossa Senhora de Fátima, Ministras dos Enfermos de São Camilo e, recentemente, as Servas da Imaculada Conceição da Virgem Maria.
Irmãs Religiosas na Diocese de Bom Jesus da Lapa: Locais de atuação
As congregações das Ministras dos Enfermos de São Camilo (Camilianas) e das Filhas de Nossa Senhora de Fátima atuam no cuidado das pessoas idosas que vivem nos lares de idosos de Bom Jesus da Lapa e de Correntina. As Filhas de Fátima também estão presentes na cidade de Santana-BA, na paróquia Nossa Senhora Sant’ana.
As Mensageiras do Amor Divino atuam em paróquias e no Santuário do Bom Jesus da Lapa. Já as Irmãs do Instituto Missionário Rosa Mística trabalham na administração e cuidado do Centro de Treinamento de Líderes (CTL), onde está localizada a Cúria Diocesana.
Das três congregações franciscanas, uma está presente na cidade de Bom Jesus da Lapa, as Franciscanas de Allegany, Elas atuam na paróquia Nossa Senhora das Graças.
Já as Franciscanas da Penitência e da Caridade Cristã trabalham na paróquia São José, em Carinhanha, e estão presentes na Diocese há mais de 50 anos.
As Irmãs Franciscanas Alcantarinas estão na paróquia São José Operário, em Serra do Ramalho.
Recentemente, as Servas da Imaculada Conceição da Virgem Maria chegaram à paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Santa Maria da Vitória, com um carisma especial voltado às crianças e jovens.