Equipe Diocesana do Sínodo se reúne para reflexão e aprofundamento do DEC (Documento para a Etapa Continental)

Na manhã desta segunda-feira (30), em Santa Maria da Vitória (BA), a Equipe Diocesana de preparação para o Sínodo 2021-2024, esteve reunida para discutir sobre o Documento para a Etapa Continental (DEC) e as propostas que surgiram através deste. Estavam presentes: Dom João Santos Cardoso, bispo diocesano de Bom Jesus da Lapa, Pe. Jocélio (Pároco em Santa Maria da Vitória), Pe. Heber (Coordenação Diocesana de Pastoral), Pe. Gustavo (Coordenador da etapa Diocesana do Sínodo dos Bispos), Irmãs Neuza e Cleuza (equipe Diocesana de Pastoral e animação Sinodal) Ir. Isabel (Franciscanas de Alegany), o seminarista Rafael Meira e a leiga Tânia (Paróquia N. Sra. das Vitórias).

A reunião iniciou-se às 9h30 com a oração conduzida pela Ir. Cleusa. Logo depois, Dom João fez as suas considerações iniciais a respeito do DEC (Documento da Etapa Continental), e os outros membros da equipe deram continuidade. O principal objetivo era responder as três questões propostas pelo DEC no n° 106, que são: 1. Depois de ter lido o DEC em ambiente de oração, quais as intuições ecoam através da realidade do vosso continente? Quais experiências aparecem novas e iluminadoras? 2. Depois de ter lido o DEC e fazer uma pausa em oração, quais tensões ou divergências surgem como perspectiva importante? 3. Quais são as prioridades, os temas recorrentes e os apelos à ação que podem ser partilhados pelas Igrejas locais e discutidos na Primeira Sessão da Assembleia Sinodal em outubro de 2023?

De modo geral, as respostas dadas a tais questões são fruto da primeira fase do sínodo na etapa diocesana. Desse modo, a “Carta Pastoral de Dom João Santos Cardoso” lançada em 2022, traz consigo pontos importantes que ajudaram a responder as questões do DEC, que são: 1. Resgatar a dimensão profética da Igreja, a opção preferencial pelos pobres e jovens; 2. Reforçar os espaços de escuta e sinodalidade, especialmente os conselhos comunitários, paroquiais e diocesanos; 3. Retomar o trabalho de evangelização de base nas periferias e lugares mais afastados; 4. Assumir o paradigma missionário em todas as atividades eclesiais; 5. Intensificar o cuidado com a Casa Comum; 6. Investir na iniciação à vida Cristã.

Por fim, tendo escutado a todos, em processo sinodal de comunhão, participação e missão, a reunião foi finalizada às 12h30 com um almoço, oferecido por uma família da Paróquia N. Sra. das Vitórias.