Reunião e Missa de Acolhida da Equipe da Fraternidade entre as Dioceses de Bom Jesus da Lapa (Brasil) e Graz-Seckau (Áustria)

Na última quinta-feira (09), às 15h, no Centro de Treinamento de Líderes da Diocese de Bom Jesus da Lapa, ocorreu uma reunião de acolhimento dos irmãos Austríacos que vieram visitar nossa Diocese, por ocasião do seu Jubileu dos 60 anos. As dioceses de Bom Jesus da Lapa e Graz-Seckau (Áustria) possui uma fraternidade desde o ano de 2018, quando Dom João esteve na Áustria por ocasião dos 800 anos da diocese de Graz. Com essa fraternidade, ambas as dioceses embarcaram em um caminho comum para compartilhar a experiência de trabalhar pela justiça social e pela dignidade humana, bem como a preservação da criação.

A reunião contou com a presença de Dom João Santos Cardoso, nosso bispo diocesano, do seminarista Rafael, e de vários líderes dos movimentos e pastorais da Diocese, como: Luana e Danilo – Pastoral da Juventude do Meio Popular, Guarí Rocha – Terço dos Homens, Maria Lúcia e Francisco – Renovação Carismática Católica, Pe. Raimundo (CM) – Serviço de Escuta, Isidora – Pastoral do Meio ambiente, Samuel, Julita e Tânia – CPT (Comissão da pastoral da terra), Fabio – CIMI (Conselho Indigenista Missionário), Carlídia – Pastoral Afro (Afrodescendentes), Ir. Cleusa (Franciscanas de Alegany – Responsável pela Equipe, Ir. Neuza (Mensageiras do amor Divino – Responsável pela Catequese diocesana), Dona Nêna (Comunidades Eclesiais Missionárias), Lupão (SSVP).

Já entre os missionários Austríacos estavam presentes Dom Wilhelm Krautwhaschl (Bispo da Diocese de Graz-Seckau), Pe. Niklas Müller (Responsável pelas Missões Internacionais), Pe. Wolfgang Schwarsz (Responsavél pelo Grupo), Tamara Strohmayer, (Responsável pelo setor de inovação e novas maneiras de ser Igreja), Elizabeth Fritzl (Tradutora), Eva Bacher (Responsável pelo ensino religioso na Diocese de Graz), Martin Fuchs (Tradutor), August Glanzer (Fotográfo), Florian Krizaj (Pastoral de Teologia: Liturgia, Anúncio, Diaconia e Caridade), Markus Meister, Margareta Moser, Gerd Neuhold, Eva Rinner, Anton Tauschmann (Responsável pela Juventude). Para ajudar no diálogo entre nós, estava nos ajudando como tradutor o Diácono Martin, da Diocese de Barreiras.

A reunião foi conduzida por um clima de oração e partilha. No primeiro momento, tivemos a apresentação dos líderes dos movimentos e pastorais da diocese de Bom Jesus da Lapa. Logo depois, apresentaram-se todos os missionários Austríacos por nome e pela atividade que desenvolve na diocese. O que mais chamou a atenção é a diferença do modo de ser Igreja, mas sempre numa mesma fé em Cristo.

Após a reunião, todos foram direcionados à Paróquia Nossa Senhora das Graças, onde foi celebrada a Santa Missa em ação de Graças pela fraternidade entre as Dioceses. Na ocasião, ocorreu também a despedida dos Padres Nilson e Francisco Helvídio, que trabalhavam naquela paróquia como Pároco e Vigário, respectivamente, e foram transferidos para outras paróquias. Por fim, em um espaço público, foi realizado um momento cultural e um lanche com a comunidade ali presente, oportunidade de convivência e comunhão fraterna entre os irmãos.