Sessão Especial da Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa (BA), sobre a Campanha da Fraternidade 2023

Na última quinta-feira, 30 de Março, às 19h30, foi realizada uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Bom Jesus da Lapa (BA), sobre a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como Tema “Fraternidade e Fome”, e como lema “Dai-lhe vós mesmo de comer” (Mt 14,16).

Embora a Campanha da Fraternidade não seja uma campanha sobre a quaresma, ela tem contribuído para vivenciarmos o tempo quaresmal em que os ritos e exercícios espirituais são praticados dentro de uma perspectiva de conversão pessoal e coletiva em coerência com a dimensão social da fé. Neste sentido, a CF 2023 sendo a 60° Campanha da Fraternidade e a Terceira Campanha que aborda o tema da fome, embora tendo como foco a fome material, a fome de pão, não deixa de apontar ao fato de que o homem não vive apenas de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.

A sessão especial foi presidida pelo presidente da Câmara, o vereador Eduardo Magalhães, e contou com a presença dos vereadores Euler Nogueira(PSD) e Zezinho Duarte (PSC), bem como, com o Secretário de Transporte, Dedé, a Secretária de Educação, Cristina Fernandes, a Secretária de Políticas Especiais, Andréia, o Diretor do SAAE, Gerson Nunes, o secretário de Governo, Vilmar Fernandes, e o secretário do Interior, Ricardo Ferraz, que falaram a respeito das ações promovidas pela gestão municipal na sede e no interior que tem como objetivo combater a fome dos mais pobres, e também matar a sede, levando água potável para toda população.

A mesa também foi composta pelo Bispo Diocesano de Bom Jesus da Lapa, Dom João Santos Cardoso, e pelos representantes de algumas pastorais e movimentos, como a Pastoral da Juventude do Meio Popular, com sua representante Luana Xavier, o Conselho Indigenista Missionário, com Fábio Antônio, Pastoral da Terra, com Samuel Brito e Pastoral do Meio Ambiente, com Francimara Souza (Mara), que apresentaram sobre as ações desenvolvidas pela Igreja Católica na região, além de apontar alguns dados sobre a fome na região de Bom Jesus da Lapa e em toda a diocese, bem como sobrea o consumo de água e a sua preservação.

Em sua fala, Dom João Cardoso elucidou que “a FOME é uma realidade no Brasil. E este fato não pode ser negado. Ela é o flagelo de uma multidão de brasileiros. Mas, no Brasil, não falta alimento. A cada ano, o País bate recordes de produção, dentre os quais, milho, soja, trigo, cana de açúcar, carne etc. O que então nos falta? Falta-nos convertermo-nos ao Evangelho, olhar com sinceridade as necessidades do outro, aprender a repartir o que temos; primar por uma economia solidária, que tenha como primazia o ser humano, voltada para a produção e não para a especulação financeira que tornam os alimentos meras mercadorias de onde se tiram grandes lucros e proveitos. Infelizmente, a luta contra a fome é obstada pela ‘prioridade de mercado, e pela ‘primazia do lucro, que reduziram os alimentos a uma mercadoria qualquer, sujeita a especulações”.

“Em abril de 2022, apenas 41,3% dos domicílios brasileiros tinha seus moradores em Segurança Alimentar (SA),” 58,1% viviam em algum nível de Insegurança Alimentar (IA), dos quais 15,5% conviviam com a fome. Em números absolutos, isso significa que do total de 211,7 milhões de brasileiros e brasileiras, 125,2 milhões convivem com alguma Insegurança Alimentar (leve, moderada ou grave), dentre os quais mais de 33 milhões de pessoas enfrentam a fome em nosso País. São 15,5% da população brasileira que passam fome! E como se todos os habitantes das sete maiores cidades do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Manaus passassem fome” (Texto Base da CF/2023, n. 40).

Por fim, foi realizada a oração da CF 2023 e Dom João deu a benção à todos os participantes daquela plenária.

Oração da Campanha da Fraternidade 2023 –

Pai de bondade, ao ver a multidão faminta, vosso Filho encheu-se de compaixão. abençoou, repartiu os cinco pães e dois peixes e nos ensinou: “dai-lhes vós mesmos de comer”. Confiantes na ação do Espírito Santo, vos pedimos inspirai-nos o sonho de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz; ajudai-nos a promover uma sociedade mais solidária, sem fome, pobreza, violência e guerra; livrai-nos do pecado da indiferença com a vida. Que Maria, nossa mãe, interceda por nós para acolhermos Jesus Cristo em cada pessoa, sobretudo nos abandonados, esquecidos e famintos. Amém.