Setores rurais da Paróquia São José de Carinhanha (BA) realizam encontros de formação com Catequistas

Neste 21 de abril foram realizados dois encontros simultâneos de formação com catequistas da zona rural da Paróquia São José de Carinhanha. A formação aconteceu nas Comunidades eclesiais de Santa Luzia no setor São Mateus e de São João Batista do Setor São Lucas. O encontro reuniu catequistas de todas as comunidades que formam os respectivos setores. Para um momento formativo de fortalecimento dessa fundamental dimensão na vida de toda Comunidade, que é uma catequese atualizada, sólida e integrada.

Esses dois encontros com catequistas das comunidades eclesiais dos setores São Mateus e São Lucas, e os demais que ainda serão realizados nos outros setores rurais são nascentes dos apelos e reflexões das assembleias e encontros de avaliação e planejamento paroquial. Resultados da escuta e do diálogo entre catequistas, agentes de pastorais e demais lideranças envolvidas. Fruto de um propósito sinodal da urgente conversão pastoral e saída dos discursos estacionados e dos simples levantamentos/diagnósticos de problemáticas que pareciam sem solução alguma, e sempre presentes nas avaliações e reflexões dos encontros e assembleias. Com essas simples realizações e demais atividades programadas para o ano 2023 é possível perceber a vivacidade das Comunidades, em que a unidade e a boa vontade de todos os envolvidos nesse firme propósito trazem resultados positivos, reanima a missão da catequese nas comunidades e traz uma renovação espiritual em tempos de vivência da Páscoa do Senhor.

Essas formações são frutos da articulação direta da Comissão Paroquial de Catequese de Iniciação à Vida Cristã instituída em nível paroquial em Dezembro de 2022. Que tem por objetivo principal reanimar a catequese paroquial em todas as suas dimensões de formação, organização pastoral, bem como sua realização sacramental. É composta por agentes de pastoral com anos de caminhada como catequistas e por lideranças de comunidade de base que manifestaram esse interesse e o bom propósito de contribuírem diretamente na articulação pastoral, reavivamento eclesial e no fortalecimento da Catequese como um todo na vida e caminhada paroquial.

A realização desses encontros formativos e demais atividades pastorais na dimensão da Catequese, a partir do trabalho da Comissão Paroquial de Catequese, juntamente com as catequistas e lideranças das comunidades eclesiais revelam os frutos de uma caminhada sinodal de uma Igreja viva, que busca cada vez mais viver na comunhão, participação e missão. Sempre com os pés no chão da realidade dos duros desafios e profundas dificuldades que a catequese como um todo e as Comunidades de base ainda enfrentam. Mas com a firme esperança de que o caminho se faz caminhando, as vezes a passos lentos, cansados, mas nunca parados ou desesperançados.

Texto: Pe. Heber/Pároco;
Imagens – Comissão Paroquial de Catequese;