Neste 21 de abril foram realizados dois encontros simultâneos de formação com catequistas da zona rural da Paróquia São José de Carinhanha. A formação aconteceu nas Comunidades eclesiais de Santa Luzia no setor São Mateus e de São João Batista do Setor São Lucas. O encontro reuniu catequistas de todas as comunidades que formam os respectivos setores. Para um momento formativo de fortalecimento dessa fundamental dimensão na vida de toda Comunidade, que é uma catequese atualizada, sólida e integrada.
Esses dois encontros com catequistas das comunidades eclesiais dos setores São Mateus e São Lucas, e os demais que ainda serão realizados nos outros setores rurais são nascentes dos apelos e reflexões das assembleias e encontros de avaliação e planejamento paroquial. Resultados da escuta e do diálogo entre catequistas, agentes de pastorais e demais lideranças envolvidas. Fruto de um propósito sinodal da urgente conversão pastoral e saída dos discursos estacionados e dos simples levantamentos/diagnósticos de problemáticas que pareciam sem solução alguma, e sempre presentes nas avaliações e reflexões dos encontros e assembleias. Com essas simples realizações e demais atividades programadas para o ano 2023 é possível perceber a vivacidade das Comunidades, em que a unidade e a boa vontade de todos os envolvidos nesse firme propósito trazem resultados positivos, reanima a missão da catequese nas comunidades e traz uma renovação espiritual em tempos de vivência da Páscoa do Senhor.
Essas formações são frutos da articulação direta da Comissão Paroquial de Catequese de Iniciação à Vida Cristã instituída em nível paroquial em Dezembro de 2022. Que tem por objetivo principal reanimar a catequese paroquial em todas as suas dimensões de formação, organização pastoral, bem como sua realização sacramental. É composta por agentes de pastoral com anos de caminhada como catequistas e por lideranças de comunidade de base que manifestaram esse interesse e o bom propósito de contribuírem diretamente na articulação pastoral, reavivamento eclesial e no fortalecimento da Catequese como um todo na vida e caminhada paroquial.
A realização desses encontros formativos e demais atividades pastorais na dimensão da Catequese, a partir do trabalho da Comissão Paroquial de Catequese, juntamente com as catequistas e lideranças das comunidades eclesiais revelam os frutos de uma caminhada sinodal de uma Igreja viva, que busca cada vez mais viver na comunhão, participação e missão. Sempre com os pés no chão da realidade dos duros desafios e profundas dificuldades que a catequese como um todo e as Comunidades de base ainda enfrentam. Mas com a firme esperança de que o caminho se faz caminhando, as vezes a passos lentos, cansados, mas nunca parados ou desesperançados.
Texto: Pe. Heber/Pároco;
Imagens – Comissão Paroquial de Catequese;