Dois meses da chegada do 5º bispo de Bom Jesus da Lapa

Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap completou dois meses de missão na terra do Bom Jesus, no dia 22 de julho. Um dia antes, ele celebrou o aniversário natalício e os 62 de criação da Diocese de Bom Jesus da Lapa.

Após tomar posse como 5º bispo diocesano, no dia 22 de maio, às 18h, no Santuário do Bom Jesus da Lapa, o bispo que é natural da Bahia e romeiro do Bom Jesus, iniciou sua missão pelo vasto território diocesano. Com o lema de vocação “A serviço da misericórdia” e um convite contínuo ao povo para viver o chamado do Papa Francisco de uma igreja em saída, de discípulos e missionários com “corações ardentes e pés a caminho”, Dom Rubival visitou as 18 paróquias e o Santuário, onde celebrou para centenas de leigos.

Um dos primeiros compromissos do pastor diocesano foi visitar o Lar de Idosos Bom Jesus. Ele esteve na instituição no sábado (25 de junho), onde conheceu as mais de 40 pessoas idosas assistidas, além de colaboradores, do padre Valdeneir Brito CSsR (Diretor do Lar) e das Irmãs Ministras dos Enfermos, que ajudam na condução do trabalho na instituição de longa permanência.

Já no primeiro domingo na Diocese (26), Dom Rubival celebrou a Santa Missa na Catedral Diocesana em construção.

Na segunda-feira (27), o novo bispo presidiu a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora das Graças, no bairro João Paulo II, sendo acolhido pelo pároco, padre Válber Almeida, e por toda a comunidade.

Dom Rubival conheceu a matriz da Paróquia São João Batista, de Bom Jesus da Lapa, na festa do padroeiro, nos dias 23 e 24 de junho.

Já no mês de junho, o bispo visitou os 15 municípios que fazem parte do território diocesano, celebrando junto às paróquias e à porção do povo de Deus. Além de visitar a Igreja Matriz de cada paróquia, ele esteve também no Lar de Idosos de Correntina.

Nesse tempo, vale destacar, Dom Rubival participou de reuniões com instâncias da administração pública e da Diocese, com religiosos de vida consagrada e o clero e se reuniu com seminaristas, além das diversas celebrações presididas. Entre as celebrações, está a festa da titular da Catedral Diocesana em construção, Nossa Senhora do Carmo, em 16 de julho.

Dando início às visitas pastorais nas comunidades rurais, o novo bispo visitou algumas comunidades da paróquia São João Batista de Bom Jesus da Lapa, nos dias 17 e 18 de julho, incluindo a celebração do Crisma na comunidade de Lagoa dos Poldos.